Responsive Advertisement

O cantor José Rico, da dupla Milionário & José Rico, morreu na tarde desta terça-feira. O cantor de 68 anos estava internado desde segunda-feira no hospital da Unimed, em Americana, interior de São Paulo. José Rico não resistiu a uma parada cardíaca causada por infarto do miocárdio. O velório deverá ocorrer a partir na Câmara Municipal de Americana. A assessoria do músico não confirmou horário e local do enterro.

Sertanejo domina o mercado e se torna a nova música pop brasileira
Antes lanterninha, sertanejo hoje lidera todos os rankings que interessam


Pernambucano de São José do Belmonte (PE), José Alves dos Santos foi criado em Terra Rica, no Paraná, de onde tirou seu sobrenome artístico. No final da década de 1960, conheceu Romeu Januário de Matos, com quem formaria a dupla Milionário & José Rico.

Os dois passariam boa parte dos anos 1970 gravando jingles até o lançamento do disco Estrada da Vida, em 1976. Impulsionado pela canção de mesmo nome, que se tornaria um símbolo da dupla, o LP vendeu cerca de dois milhões de cópias. 

Com isso, entram para o primeiro time dos responsáveis pelo estouro do sertanejo romântico no início da década seguinte, junto de gente como Chitãozinho & Xororó, Matogrosso & Mathias e João Mineiro & Marciano.

Em 1980, Estrada da Vida se tornou filme com direção de Nelson Pereira dos Santos. Espécie de biografia da dupla, o longa homônimo aumentou ainda mais sua popularidade e se tornou um inesperado sucesso na China. 

Convidados pelo governo chinês, Milionário e José Rico excursionaram durante um mês pelo país, em 1985. Três anos depois, gravaram um novo filme, Sonhei Com Você, novamente inspirado em uma de suas canções mais famosas, desta vez com direção de Ney Santana.

Após uma breve separação no início dos anos 1990, a dupla continuou a gravar discos e se tornou frequentadora assídua das festas de peão boiadeiro pelo interior do Brasil e foi reverenciada pelas novas gerações da música sertaneja. No ano passado, José Rico se candidatou a deputado federal pelo PMDB de Goiás. Apesar de receber mais de 26 mil, não conseguiu se eleger.

Post a Comment