Responsive Advertisement

Barro Preto se destaca novamente, de forma positiva, entre os municípios baianos. Nesta última quinta-feira, dia 8, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, divulgou os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), revelando que o município sul baiano se tornou uma referência em educação no estado da Bahia, por atingir, ainda em 2015, as metas projetadas na área para o ano de 2021.

Este índice foi criado em 2007 pelo Inep e tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto. Os índices de aprovação em Barro Preto foram obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Os dados indicam que, em 2015, Barro Preto atingiu 4,9 pontos entre os alunos da 4ª e 5ª série, superando em sete anos a meta do Inep e chegando a quase um ponto de diferença da média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos, que é de 6 pontos.

O índice também aponta que os constantes investimentos da gestão da Prefeita Jaqueline Motta, que tem à frente da Secretaria Municipal de Educação, Delcimaria Cardoso, contribuíram para este resultado, já que, em 2005, a pontuação do município era de apenas 2,6 pontos, pouco evoluindo para 2,8 em 2007. A atual pontuação registrada em Barro Preto supera inclusive a da capital baiana, que pontou 4,7.

Post a Comment