A Bahia deve registrar fortes chuvas, acompanhadas de raios e vendavais, a partir desta segunda-feira (20), aponta a Climatempo. Os temporais terão início no Extremo Sul e avançarão para as demais regiões, como Oeste ao longo da semana, com precipitações de até 70mm e ventos que podem atingir os 70 km/h. Por conta do cenário adverso, a Neoenergia Coelba está com o efetivo de profissionais reforçado e alerta a população sobre os riscos com a eletricidade.
Os temporais podem causar danos severos à rede elétrica, causados pela queda de árvores de grande porte sobre a fiação e incidência de raios no sistema. Para garantir agilidade no atendimento a possíveis ocorrências, a distribuidora está com o time reforçado de eletricistas em campo – o número de profissionais pode aumentar com o avanço da adversidade climática. A quantidade de engenheiros e técnicos que atuam no Centro de Operações Integradas (COI) também foi ampliada. Todas as equipes seguirão mobilizadas e atuando 24 horas no monitoramento e atuação em caso de interrupções no fornecimento.
Além do reforço humano, a Neoenergia Coelba utiliza tecnologias que permitem a recomposição automática e remota da energia em diversos pontos da rede, reduzindo o tempo de restabelecimento. O plano operacional também prioriza o atendimento a serviços essenciais para a sociedade, como hospitais, postos de saúde, escolas e órgãos de segurança pública, além de clientes cadastrados que utilizam equipamentos elétricos para sobrevivência.
Orientações de segurança
Os cuidados com a eletricidade são fundamentais para evitar acidentes durante temporais. Por isso, a Neoenergia Coelba reforça importantes orientações para garantir a segurança dos seus clientes:
• Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas e acione a Neoenergia Coelba pelo número 116.
• Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e não permita que ninguém se aproxime. Ligue para a Neoenergia Coelba (116) e para os Bombeiros (193).
• Procure abrigo seguro, longe de janelas e portas metálicas durante as tempestades de raios;
• Não realize reparos ou suba em telhados durante a chuva, como instalação ou manutenções de antenas;
• Em caso de alagamento, desligue o disjuntor geral e retire aparelhos das tomadas.
Postar um comentário