Responsive Advertisement


Município foi contemplado com um kit completo de estabilização

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) formalizou a cessão de um kit completo de sala de estabilização para o Hospital Arlete Maron de Magalhães, mais conhecido como Hospital Regional de Ibicaraí.

A doação foi feita por meio do Termo de Cessão de Uso nº 527/2025, após solicitação oficial da prefeita Monalisa Tavares, e deve fortalecer a assistência em urgência e emergência no município.

O processo administrativo que tramitou na Sesab, confirma a transferência dos equipamentos, totalizando R$ 48.220,35 em bens móveis, todos em bom estado de conservação. O kit contempla:

1 desfibrilador externo automático

• 1 eletrocardiógrafo

1 monitor de pressão não invasiva

1 ventilador pulmonar microprocessado para transporte

1 carro de emergência

• 2 macas hospitalares (uma fixa e uma de transporte)

1 carro maca inox

• 1 condicionador de ar split
A análise técnica da Coordenação de Urgência da Sesab considerou que Ibicaraí integra a região de saúde de Itabuna e possui uma estrutura de urgência limitada, com um único hospital geral.

A sala de estabilização existente no Arlete Maron já conta com parte da infraestrutura, mas a entrega do kit busca qualificar ainda mais o atendimento de pacientes em estado crítico, especialmente na ausência de uma UPA no município.

A cessão é gratuita e fica condicionada ao cumprimento de exigências da Lei Estadual 14.634/2023.

A responsabilidade pela estrutura física, contratação de equipe médica e de enfermagem, além de insumos e manutenção, fica a cargo da prefeitura.

A secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, assinou a declaração de interesse e o termo de cessão, que tem validade até 2029.

O hospital passa, agora, a contar com recursos ampliados para estabilização de pacientes graves antes de eventuais transferências para unidades de maior complexidade, como Itabuna.

O equipamento de maior valor é o Ventilador pulmonar microprocessado da marca Leistung, de 27 mil reais.
                        
 matéria de José Nilton Calazans

Post a Comment