Responsive Advertisement

 

O alistamento foi voltado para mulheres que completem 18 anos em 2025. Foto: Marinha Do Brasil


 Pela primeira vez, mais de 33 mil mulheres se alistaram voluntariamente para as Forças Armadas. O número foi registrado durante o prazo de alistamento militar no primeiro semestre deste ano, quando também mais de 1 milhão de jovens do sexo masculino se alistaram, nesse caso, de forma obrigatória.

O alistamento feminino foi destinado, de forma voluntária, às jovens que completam 18 anos em 2025. A maioria delas, mais de 8 mil, realizou o alistamento no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, as 33.721 inscritas vão concorrer a pouco mais de 1.400 vagas distribuídas entre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.


Com o fim do prazo, todos os alistados e alistadas seguem agora para as próximas etapas: seleção geral, designação, seleção complementar e, por fim, incorporação ou matrícula. As mulheres que se inscreveram serão incorporadas em março ou agosto do ano que vem, para atuação em 28 cidades do país.


Já no caso dos homens, cujo alistamento é obrigatório, quem perdeu o prazo deverá pagar multa e procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima para se regularizar. Sem essa regularização, não é possível, por exemplo, tirar passaporte, registrar diploma ou se matricular em instituições de ensino.


Além disso, o jovem pode enfrentar dificuldades para ingressar em empresas com vínculo público ou assumir cargos no serviço público.


Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Post a Comment