Dias em Foco Dias em Foco Dias em Foco



O plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí recebeu grande público na noite de quarta-feira, 27 de agosto, durante a realização da 19ª sessão ordinária do primeiro biênio (2025/2026) da 18ª Legislatura. Na ocasião, foi apreciado e aprovado por unanimidade, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 014/2025, que institui a criação do Viveiro Municipal de Ibicaraí, o PL segue para segunda votação na próxima sessão.

Na oportunidade estiveram presentes os vereadores Francisco Henrique, Demétrio Castro, Rozenildo Malaquias, Herbert Santana, Alam Rogério, Edivaldo dos Santos, Guilherme Cardoso, Clícia Guerreira, Valdinei Oliveira e Alisson Carvalho, além da imprensa local, professores, profissionais da Educação e integrantes do grupo Turma da Caminhada.

A sessão teve início com a verificação de quórum (10 vereadores). Em seguida, o presidente Francisco Henrique convidou o vereador Rozenildo Malaquias para a leitura de uma passagem bíblica. Logo após, o diretor legislativo, Moisés Messias, leu o resumo da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade.

Na sequência, foi lido o Expediente do Dia, que incluiu:

O Projeto de Lei nº 015/2025, de autoria do vereador Guilherme Cardoso, que cria o Programa de Proteção e Apoio aos Profissionais da Educação, estabelecendo medidas protetivas para os servidores da Secretaria Municipal de Educação. A lei homenageia a professora Celestina Neves dos Santos.

A proposta de Emenda ao Regimento Interno nº 001/2025, que altera o artigo 138, transferindo as sessões ordinárias das quartas-feiras para as quintas-feiras, no horário das 18h30 às 20h30.

Ainda no Expediente do Dia, o presidente Francisco Henrique franqueou a palavra ao jornalista, ambientalista e representante da Turma da Caminhada, Arnold Coelho, que discursou por cerca de dez minutos sobre a importância da criação do viveiro municipal. O espaço deverá fornecer mudas de árvores frutíferas, exóticas e medicinais para o reflorestamento de áreas degradadas e de nascentes do município.

No Grande Expediente, o presidente concedeu a palavra, por até dez minutos, aos vereadores Demétrio Castro, Rozenildo Malaquias, Guilherme Cardoso, Valdinei Oliveira, Alam Rogério e Edivaldo dos Santos.

Encerrado o Grande Expediente, iniciou-se a Ordem do Dia, com a primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 014/2025, de autoria do vereador Guilherme Cardoso, que institui o programa municipal Raízes do Futuro, incluindo a criação do Viveiro Municipal de Ibicaraí. Após a leitura do parecer, o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação, seguindo para a segunda votação na próxima sessão.

Também foram apreciadas: a primeira votação da Proposta de Emenda ao Regimento Interno nº 001/2025 e a votação única do Requerimento nº 002/2025. Ambos foram aprovados por unanimidade.

Na parte final, o presidente Francisco Henrique agradeceu e saudou todos os presentes que lotaram o plenário. Ele também parabenizou os psicólogos pelo seu dia, destacou a importância da campanha Agosto Lilás e convocou os vereadores e a população para a próxima sessão ordinária.













Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí

Data: 28.08.2025

Post a Comment